Ontem, quando estava instalando um componente no Visual Studio, tudo funcionava normalmente como um dia qualquer. N??o me esperava o Visual Studio falhar na hora que mais precisava dele. Ao trabalhar em um projeto e adicionar um novo item, todos os templates sumiram!!! N??o podia selecionar nenhum template (??bvio que n??o poderia criar mais nada) e ao mesmo tempo surgia-se um erro bizarro informando para que eu entrasse no visualizador de eventos para obter com mais detalhes.
Chegando l?? aparecia um erro informando que houve uma falha no carregamento dos templates e que era para executar o comando abaixo para fazer uma recupera????o dos templates:
devenv.exe /installvstemplates
Para executar o comando, v?? em Iniciar, depois em Programas escolha a pasta do Microsoft Visual Studio 2008/2005, depois na Visual Studio Tools e clique no prompt Visual Studio 2008/2005 Command Prompt. Entre com o comando descrito acima e d?? Enter. Aparentemente o comando ?? executado sem problemas e rapidamente. S?? que tem uma coisa: volte a abrir o Visualizador de Eventos (para quem n??o sabe o Visualizador de Eventos encontra-se no Painel de Controle – Ferramentas Administrativas) e monitore os eventos que est??o sendo gerados. Espere um instante e veja se nenhuma entrada foi gerada. Se der tudo certo, no m??ximo, ir?? surgir alguns warnings no log mas que pouco afeta a restaura????o.
E, por mais que queremos, uma coisa nunca funciona na primeira vez. Logo que executei apareceu in??meros erros (nem eram warnings). Abri o Visual Studio e continuava a mesma coisa. Li alguns materiais na Internet e notei que algumas pessoas j?? se depararam com esse problema. Encontrei v??rios m??todos para lidar com a situa????o, mas pensei melhor e fiquei com receio de piorar o que j?? estava estragado. Ent??o fiz o que todo brasileiro gosta de fazer: tentar de novo! Executei o mesmo processo e funcionou! Aparentemente estava tudo de volta…
Obs: Feche todas as inst??ncias do Visual Studio sen??o n??o funciona corretamente.
Para quem tiver essa sorte, verifique se est?? tudo nos conformes. Quem n??o conseguiu recomendo fortemente reinstalar o Visual Studio novamente. Sen??o, tente alguns dos tutoriais espalhados pela net. Alguns procedimentos como os descritos abaixo podem ajudar caso n??o resolva baseando-se nos m??todos acima:
- Mudar o diret??rio dos templates na configura????o do Visual Studio;
- Verifique se os templates necess??rios existem na pasta “C:Program FilesMicrosoft Visual Studio 9Common7IDEProjectTemplates” e “ItemTemplates”
Outra solu????o dr??stica ?? fazer a restaura????o do sistema para um ponto onde estava funcionando corretamente a aplica????o. Boa sorte!